A Serra do Salitre em Minas Gerais foi presenteada por um estandarte no dia 11 de setembro durante o cortejo de expressão religiosa do Congado, que a cada ano presta homenagem a Nossa Senhora do Rosário e reatualiza a memória ancestral. Os rituais do Reinado de Nossa Senhora do Rosário ou Congado se constituem como uma das mais importantes manifestações culturais e expressões de religiosidade afro-brasileira em Minas Gerais. Essa comemoração fez parte do projeto Cortejo à Tocha, contemplado pelo edital Arte Monumento Brasil 2016/Funarte.
O projeto, de autoria de Renato Gaia e co-autoria de Cláudia Vilas Boas contou também com a participação do artista convidado Décio Noviello e pretendeu reverenciar a passagem da tocha olímpica e apresentar a cultura popular dessa Serra, inspirado nas festividades do Congado local. O monumento/estandarte foi criado por Gaia e Noviello, executado pela bordadeira Fátima Coelho e norteado pela pesquisa de Cláudia Vilas Boas sobre o Congado da Serra do Salitre. O estandarte foi recebido e cortejado pelos ternos ou guardas de Congado comandados pelo seu capitão e pelo comandante-geral, o Sr.José Barbosa.
Agradecimento: especialmente a José Barbosa Filho o comandante- geral dos Congadeiros, um dos organizadores da Festa de Nossa Senhora do Rosário em Serra do Salitre e presidente da Associação dos Congadeiros da localidade. Estendendo a Ana Rosa Camilo Aguiar, Alexandre de Pádua Carrieri, Tharly´s Castro Alves e a todos os congadeiros.