Direcionado ao público infanto-juvenil, o filme conta a história do garoto Pedro e do catador de material reciclável “Seu Chico". Ao emprestar seu diário ao garoto o "Velho Chico" o convida para uma viagem mágica pelo Rio São Francisco. Apresentando um universo lúdico de leveza, magia e encantamento para as crianças, o curta traz reflexões importantes para as futuras gerações acerca dos problemas que envolvem o Rio São Francisco.
O filme foi inspirado no livro "Pedro e o Velho Chico" de Evelyn Zajdenwerg, dirigido e produzido por Renato Gaia, artista mineiro que desenvolve trabalhos na área do audiovisual com vídeo, cinema de animação e outras linguagens, O curta contou com a direção de fotografia de Guilherme Reis, co-produção de Paloma da Matta Machado e os animadores Jackson Abacatu e Kayke Quadros compuseram a equipe responsável pelo cinema de animação. A trilha sonora é do Marco Antônio Guimarães, fundador, diretor musical e principal compositor do grupo mineiro de música instrumental Uakti. Compõem o elenco: Adilson Maghá, Lucas Calsavara e Raquel Dutra.
Este projeto foi realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Belo Horizonte e em parceria com a CBHSF - Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e contou com o apoio do BDMG Cultural, Agência Peixe Vivo e a Produtora Postura Digital.
Exibições
Circuito Penedo de Cinema (AL) 2017
Cinecongo (PB) 2017
Baixada Animada (RJ) 2017
Festival Guarnicê de Cinema (MA) 2018
Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (SC) 2018
Festival Curta Taquary (PE) 2018
Cine.Ema (ES) 20187a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental (SP) 2018
Mostra Criancine - 4o Poesia - Tabira – sertão do Pajeú (PE) 2018
7o Festicine - Festival Curta Pinhais (PR) 2018
4 Festival Curta Campos do Jordão (SP) 2018
I Mostra de Cinema de Arco Verde (PE) 2018
13o Festival Taguatinga de Cinema (DF) 2018
20a Edição da Mostra Sesc Cariri (CE) 2018
O filme concorreu ao PRÊMIO BRASIL DE CINEMA INFANTIL ao ser selecionado para fazer parte da programacao do FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil.
Confira aqui o catalogo resumido.
Prêmios conquistados
Troféu Canoa de Tolda 2017. Melhor filme/Juri popular. Circuito Penedo de Cinema (AL)
Troféu Sino de Ouro 2018. Melhor filme/Juri popular. Cine.Ema (ES) 2018
Troféu Criancine - Melhor filme. Melhor diretor, Melhor ator, Melhor som. -Festival Curta Taquary (PE) 2018
https://www.facebook.com/pedroeovelhochico/